Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações e Programas
Início do conteúdo da página

Ações e Programas

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 11h03 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 15h38

Índice de Artigos

  

Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Instituto Federal do Espírito Santo. As informações estão distribuídas em ações de Ensino e Extensão.


 
  • Programas e ações:

Tipo de Ação

Título

Proponente

Nº de vagas

Resumo

Curso

Projeto Piloto – Física Aplicada ao Vôlei: Uma interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Física

Tiago Franco Alves

36 

O projeto piloto “Física Aplicada ao Vôlei: Uma interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Física” tem como proposta organizar treinamento de atletas do vôlei promovendo o seu melhoramento de desempenho utilizando conceitos da Física. Os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos do vôlei, as formações e as regras gerais bem como os esquemas técnicos e táticos dessa prática esportiva. A partir do domínio desse conhecimento, serão introduzidos alguns conceitos de Física que desenvolverão as habilidades adquiridas. Por exemplo: utilizando o conceito de Lançamentos (conteúdo de Física) os atletas poderão ampliar suas habilidades no saque (fundamento do vôlei). Esperamos que esse projeto piloto seja o início da estruturação de projeto maior que levará a interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Física a outras modalidades esportivas.

Curso

Técnicas Básicas de Laboratório para Análise de Água

Rayanne Laura Farias Firme

12

O curso de Técnicas Básicas de Laboratório para Análise de Água, tem como principal objetivo, complementar com o conhecimento prático o conhecimento teórico oferecido nas disciplinas de Tratamento de Água e Esgoto e Química Ambiental dos alunos da 4° período do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental ofertado pelo Campus Montanha.

Evento

I SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO IFES-CAMPUS MONTANHA

Bilirrelli da Cunha Monte

500

Elaboração de pequenos vídeos informativos que serão publicados nas redes sociais do campus. Desenvolvimento do concurso de slogan e arte para o Evento, articulado à disciplina de Artes, entre os alunos do IFES-Campus Montanha. Roda de Conversa com professores convidados, membro do NAPNE e aluno atendido pelo Núcleo.

Curso

“Meu Ifes tá na rede”

Priscilla Dutra Freires Codeco

20

O projeto de ensino será desenvolvido com alunos dos cursos Superior em Gestão Ambiental e técnicos em Administração e Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e fornecerá aos estudantes a oportunidade de desenvolver práticas de administração e gerenciamento, além de ser também uma forma de divulgação das atividades que acontecem no Ifes Montanha e uma maneira de promoção da marca Ifes Montanha a partir de perfis no Facebook e Instagram. O projeto prevê a participação de 20 alunos e 5 servidores, que trabalharão de forma conjunta e escalonada para desenvolver todas as atividades planejadas. O “Meu Ifes tá na rede”, surge do reconhecimento da comunicação como uma ferramenta de gestão usada de forma eficaz para alcançar resultados no meio organizacional. E tem como objetivo geral, tornar pública, de maneira simples e rápida, por meio de plataformas digitais, as principais atividades que acontecem no campus Montanha. A divulgação dessas informações pode maximizar a promoção da organização, ou seja, elas lembram as pessoas os fatos que estão ocorrendo em determinado ambiente, despertando, assim, o interesse ou mesmo a curiosidade do público, da mesma forma que trabalha o fortalecimento da marca, além de ser também uma eficiente estratégia de marketing. Ademais, acreditamos que permitir aos alunos a participação e o envolvimento no processo de comunicação do Ifes Montanha propicia a oportunidade de estarem ligados a práticas organizacionais, fortalece o vínculo institucional, promove a divulgação da marca “Ifes Montanha” e contribui para uma formação integral dos nossos alunos.

Projeto

Estudos de Eletricidade: Uma proposta interdisciplinar de Física e Química

Tiago Franco Alves

5

O projeto “Estudos de Eletricidade: Uma proposta interdisciplinar de Física e Química” consiste em um grupo de docentes e discentes com intuito de realizar estudos dirigidos, oficinas e minicursos que abordem o tema Energia Elétrica. Nesta ação de ensino a temática será trabalhada de uma forma prática e que utilize os conceitos de Química e Física de maneira interdisciplinar, lúdica e lógica. Os participantes poderão aprender sobre voltagem, corrente elétrica, consumo de eletrodomésticos, manuseio de equipamentos como amperímetro, voltímetro e ohmímetro, necessários dentro da eletricidade e assimilar conteúdos que posteriormente poderão ser aproveitados em projetos de Pesquisa e de Extensão. Além de desmitificar ideias sobre a Energia elétrica presentes na sociedade. Em cada oficina, os participantes terão a oportunidade de apresentar suas dúvidas e receberão orientações práticas. Ao longo da semana os(as) alunos(as) estudam uma particularidade dentro da eletricidade e no dia da oficina apresentam seus questionamentos que serão esclarecidos da forma mais prática pelos professores ministrantes.

Projeto

Preparatório para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ano 2021

Tiago Franco Alves

60

O Preparatório para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ano 2021 é um minicurso de um pouco mais de 4 meses que tem como proposta orientar, preparar e acompanhar os discentes do IFES – Campus Montanha na participação da OBA 2021. Esperamos com a realização deste projeto que os alunos do médio integrado se tornem multiplicadores do conhecimento em Física, visto que serão participantes de todas as etapas do projeto. Também buscamos estabelecer relações com a Matemática, uma vez que, o Minicurso proposto será interdisciplinar. Sobre o minicurso, o mesmo acontecerá aos sábados conforme calendário explicitado para a primeira fase do projeto. O presente projeto permitirá realização de outras atividades nas demais fases da OBA, como práticas de laboratório e visitas técnicas para desenvolverem na prática a habilidade de entender, quantificar e qualificar fenômenos físicos. Tais atividades serão detalhadas no relatório final da proposta, pois como a OBA é um processo de seleção, não conseguimos prever as próximas ações sem antes receber os resultados da primeira fase.

  • Unidade Responsável / Indicadores de Resultado e Impacto / Principais Resultados: A Diretoria de Ensino tem como objetivo apoiar e incentivar o desenvolvimento e a implementação de programas e ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem discente. Nossa principal meta é promover um ensino de excelência, de forma a incluir na execução das atividades escolares todos os alunos do público tão diverso que recebemos no Campus Montanha. Como indicadores de resultado citamos a observância do desempenho acadêmico, assim como a análise qualitativa que nossos docentes e técnicos administrativos realizam por meio do convívio diários com o aluno. Essa busca por qualidade de ensino culmina no desempenho ímpar de nossos estudantes em avaliações externas e a atuação protagonista desses no mercado de trabalho.

 

  • Principais Metas: A Diretoria de Ensino tem como objetivo apoiar e incentivar o desenvolvimento e a implementação de programas e ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem discente. Nossa principal meta é promover um ensino de excelência, de forma a incluir na execução das atividades escolares todos os alunos do público tão diverso que recebemos no Campus Montanha. Como indicadores de resultado citamos a observância do desempenho acadêmico, assim como a análise qualitativa que nossos docentes e técnicos administrativos realizam por meio do convívio diário com o alunado. Essa busca por qualidade de ensino culmina no desempenho ímpar de nossos estudantes em avaliações externas e a atuação protagonista desses no mercado de trabalho.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA DPPGE - 2023

WhatsApp Image 2023 03 06 at 09.49.27

       AÇÕES DE EXTENSÃO DESENVOLVIDAS PELO CAMPUS MONTANHA:

 

 

 

 


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA DPPGE - 2023

 WhatsApp Image 2023 03 06 at 09.49.27

       
       AÇÕES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS PELO CAMPUS MONTANHA:

  • Cursos

  • Programas

  • Eventos

  • Projetos


 


  • Renúncia de Receitas: O Ifes Campus Montanha não desenvolve programas, ações, projetos e atividades que resultem em renúncias de receitas.

  • Programas financiados pelo fundo de amparo ao trabalhador (FAT): O Ifes Campus Montanha não desenvolve programas, ações, projetos e atividades financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
registrado em:
Fim do conteúdo da página