Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Curso de iniciação “Abrindo Caminhos”

Curso de iniciação “Abrindo Caminhos”

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 15h20 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h09

Coordenadora: Claudia da Cunha Monte Oliveira
Unidade responsável: Direção de Ensino
Ano: 2019

A princípio o projeto foi iniciado com a preocupação de reapresentar a matemática para os alunos de nono ano do ensino fundamental que, nas aulas apresentavam baixo nível de aprendizagem, principalmente nas aulas de matemática e Ciências. Posteriormente, após conversa com a professora de Ciências, foram eleitos alguns, principais, conteúdos de matemática e Ciências do Ensino Fundamental, que eram julgados extremamente necessários para o desenvolver em algumas disciplinas do Ensino Médio, incluindo conteúdos das disciplinas técnicas assim como demais conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências. Após algumas ofertas de turmas, foi observado que o maior interesse dos alunos matriculados era de obter aprovação no processo seletivo do Ifes. Então a partir dessa observação foi modificado o período de oferta para o segundo semestre. Além disso o molde das aulas vai ser focado para a prova de matemática e Ciências do processo seletivo, disciplinas que os alunos mais apresentavam dificuldades, conforme demanda do público externo. Para facilitar o processo de Ensino Aprendizagem, acreditamos ser importante a interferência de um aluno monitor do Campus para passar as suas vivências já amadurecidas.

Objetivo Geral: Identificar, analisar e contextualizar algumas deficiências dos alunos, referente ao Ensino Fundamental, nas disciplinas de Matemática e Ciências, necessário para alcançar o êxito nas disciplinas citadas.
Reapresentar a matemática e a Ciências do ensino fundamental, mostrando que esses conhecimentos podem ser aproveitados como auxiliares no processo de ensino do Ensino médio;
Utilizar, na sala de aula, conhecimentos e práticas desenvolvidos a partir da realidade do aluno no ensino de matemática e Ciências e mostrar aos alunos que estes podem ser fortes aliados ao desenvolvimento do conhecimento matemático escolar.
Facilitar o desenvolvimento de alguns conteúdos do Ensino Médio aumentando a probabilidade de êxito no processo seletivo dos cursos de Agropecuária e Administração.

Indicadores de Resultado e Impacto
Espera-se que o aluno tenha êxito não apenas no processo seletivo do Ifes mas ainda, no final do curso, seja capaz de criar técnicas de estudo para acompanhar, com mais facilidade, os conteúdos do Ensino Médio.

A metodologia de contextualização juntamento com o uso dos equipamentos do laboratório de matemática, física e Biologia do Campus ajudou muito no processo de significação da matemática e das ciências. Como o curso foi criado para o processo seletivo do Ifes, a carga horária foi pequena para cumprir todos os conteúdos propostos no edital. Com as inúmeras aprovações de alunos participantes do projeto no processo seletivo do Campus o impacto em relação a sociedade foi positivo.