Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade - CGAC
Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade
A Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade trabalha assegurando a regularidade do desenvolvimento do processo educativo, provendo o suporte às diversas atividades que envolvem a comunidade escolar e acompanhando o desempenho disciplinar dos estudantes por meio das unidades subordinadas, que são: Biblioteca, Sala de Enfermagem e Assistência Estudantil.
Assistência Estudantil
O Setor de Serviço Social do IFES - Campus Montanha assume como objetivo a garantia e a ampliação do direito à educação por meio de ações que possibilitem o acesso e a permanência de qualidade dos alunos no Instituto. O profissional de Serviço Social integra comissões técnicas interdisciplinares e atua no planejamento, execução e avaliação dos Programas de Auxílios Alimentação, Transporte, Moradia, Inclusão Digital, no sentido de contribuir para a consolidação da Política de Assistência Estudantil.
O(a) Assistente Social, respeitando o sigilo profissional, em atenção aos valores éticos e ao Projeto Ético Político do Serviço Social, realiza, portanto: acompanhamento e atendimento social da comunidade escolar (por meio de entrevistas, reuniões, atendimento individual, a grupo e a comunidade); pesquisa social; visita domiciliar; devido encaminhamento dos alunos e suas famílias aos serviços sociais e assistenciais; emissão de estudos sociais, laudos, pareceres e relatórios em matéria de Serviço Social.
Atendimento de Enfermagem
A Política de Assistência Estudantil do Ifes determina que os campi deverão dispor de Atendimento Ambulatorial, prestando aos seus discentes o Atendimento de Enfermagem.
Os serviços prestados aos discentes são:
•Realizar cuidados imediatos à comunidade interna do campus, a fim de evitar o agravamento das condições de saúde até que a vítima receba assistência especializada;
•Receber e registrar os atestados dos alunos;
•Promover e colaborar em programas preventivos de saúde, higiene e outros de educação complementar;
• Realizar entrevista no início do ano letivo com os alunos ingressantes, objetivando detectar possíveis problemas físicos e mentais, encaminhando as informações às devidas Coordenadorias;
• Acompanhar o aluno em Atendimento Domiciliar;
•Participar de Reuniões Pedagógicas;
•Comunicar à gestão do instituto e a órgãos competentes em caso de aparecimento de doenças infecciosas de maneira recorrente na comunidade escolar (surtos, epidemias e pandemias);
•Receber e arquivar os comprovantes de vacinação dos educandos matriculados anualmente, monitorando e realizando busca ativa dos casos pendentes, conforme determina a Lei Estadual Nº 10.913, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018;
•Promover junto a Coordenadoria de Laboratórios do campus a segurança dos alunos e servidores nos laboratórios, naquilo que lhe compete;
•Participar de comissões internas.
No momento atípico em vivemos, em virtude da pandemia da Covid-19, o Serviço de Enfermagem coordena a Comissão de Resposta Rápida a Surtos, Epidemias e Pandemias do Campus Montanha, que tem como objetivo discutir, elaborar e auxiliar na operacionalização de um protocolo de retorno às atividades presenciais. Além disso, orienta a gestão, os servidores e os alunos sobre os procedimentos sanitários para a execução do trabalho seguro.
Biblioteca
A Biblioteca do Campus Montanha do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), é gestora de material informacional, bibliográfico ou não, adquirido pela Instituição com a finalidade de prover de informações às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua missão é facilitar o acesso e a difusão dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão.
O horário de atendimento, atualmente, é de segunda à sexta-feira, no horário de 08:00 h às 17:00 h, exceto nos feriados e pontos facultativos. Durante o período de pandemia, a biblioteca só está realizando atendimento presencial mediante agendamento prévio, obedecendo às medidas de segurança estabelecidas.
São oferecidos os seguintes serviços:
• Empréstimo de material bibliográfico (apenas para alunos, servidores e funcionários);
• Consulta ao acervo (aberto ao público em geral);
• Auxílio ao usuário na pesquisa por material bibliográfico, seja físico ou virtual;
• Auxílio ao usuário na elaboração de ficha catalográfica e na normalização de trabalho acadêmico;
• Treinamento dos usuários na utilização do Sistema Gestão de Bibliotecas e outras ferramentas de pesquisa;
• Promoção da arte e da cultura, por meio de projetos de ensino e de extensão;
• Acesso a bibliotecas virtuais, tais como Biblioteca Virtual Pearson, Minha Biblioteca, Periódicos Capes, entre outras.
O empréstimo é realizado por um período de 7 dias corridos, podendo ser renovado, caso não haja reserva para o exemplar.
Em caso de atraso na devolução, é aplicada uma multa de R$1,00 por dia útil de atraso.
Redes Sociais