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Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade - CGAC

Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 15h24 | Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 11h04

 

CGAC

 

 

Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade


A Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade trabalha assegurando a regularidade do desenvolvimento do processo educativo, provendo o suporte às diversas atividades que envolvem a comunidade escolar e acompanhando o desempenho disciplinar dos estudantes por meio das unidades subordinadas, que são: Biblioteca, Sala de Enfermagem e Assistência Estudantil.


Assistência Estudantil

O Setor de Serviço Social do IFES - Campus Montanha assume como objetivo a garantia e a ampliação do direito à educação por meio de ações que possibilitem o acesso e a permanência de qualidade dos alunos no Instituto. O profissional de Serviço Social integra comissões técnicas interdisciplinares e atua no planejamento, execução e avaliação dos Programas de Auxílios Alimentação, Transporte, Moradia, Inclusão Digital, no sentido de contribuir para a consolidação da Política de Assistência Estudantil.

O(a) Assistente Social, respeitando o sigilo profissional, em atenção aos valores éticos e ao Projeto Ético Político do Serviço Social, realiza, portanto: acompanhamento e atendimento social da comunidade escolar (por meio de entrevistas, reuniões, atendimento individual, a grupo e a comunidade); pesquisa social; visita domiciliar; devido encaminhamento dos alunos e suas famílias aos serviços sociais e assistenciais; emissão de estudos sociais, laudos, pareceres e relatórios em matéria de Serviço Social.​

Atendimento de Enfermagem

A Política de Assistência Estudantil do Ifes determina que os campi deverão dispor de Atendimento Ambulatorial, prestando aos seus discentes o Atendimento de Enfermagem.

 Os serviços prestados aos discentes são: 

•Realizar cuidados imediatos à comunidade interna do campus, a fim de evitar o agravamento das condições de saúde até que a vítima receba assistência especializada; 

•Receber e registrar os atestados dos alunos; 

•Promover e colaborar em programas preventivos de saúde, higiene e outros de educação complementar;

• Realizar entrevista no início do ano letivo com os alunos ingressantes, objetivando detectar possíveis problemas físicos e mentais, encaminhando as informações às devidas Coordenadorias; 

• Acompanhar o aluno em Atendimento Domiciliar;

•Participar de Reuniões Pedagógicas;

•Comunicar à gestão do instituto e a órgãos competentes em caso de aparecimento de doenças infecciosas de maneira recorrente na comunidade escolar (surtos, epidemias e pandemias);

•Receber e arquivar os comprovantes de vacinação dos educandos matriculados anualmente, monitorando e realizando busca ativa dos casos pendentes, conforme determina a Lei Estadual Nº 10.913, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018;

•Promover junto a Coordenadoria de Laboratórios do campus a segurança dos alunos e servidores nos laboratórios, naquilo que lhe compete; 

•Participar de comissões internas. 

No momento atípico em vivemos, em virtude da pandemia da Covid-19, o Serviço de Enfermagem  coordena a Comissão de Resposta Rápida a Surtos, Epidemias e Pandemias do Campus Montanha,  que tem como objetivo discutir, elaborar e auxiliar na operacionalização de um protocolo de retorno às atividades presenciais. Além disso, orienta a gestão, os servidores e os alunos sobre os  procedimentos sanitários para a execução do trabalho seguro.


Biblioteca

A Biblioteca do Campus Montanha do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), é gestora de material informacional, bibliográfico ou não, adquirido pela Instituição com a finalidade de prover de informações às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua missão é facilitar o acesso e a difusão dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão.

O horário de atendimento, atualmente, é de segunda à sexta-feira, no horário de 08:00 h às 17:00 h, exceto nos feriados e pontos facultativos. Durante o período de pandemia, a biblioteca só está realizando atendimento presencial mediante agendamento prévio, obedecendo às medidas de segurança estabelecidas.

São oferecidos os seguintes serviços:

• Empréstimo de material bibliográfico (apenas para alunos, servidores e funcionários);

• Consulta ao acervo (aberto ao público em geral);

• Auxílio ao usuário na pesquisa por material bibliográfico, seja físico ou virtual;

• Auxílio ao usuário na elaboração de ficha catalográfica e na normalização de trabalho acadêmico;

• Treinamento dos usuários na utilização do Sistema Gestão de Bibliotecas e outras ferramentas de pesquisa;

• Promoção da arte e da cultura, por meio de projetos de ensino e de extensão;

• Acesso a bibliotecas virtuais, tais como Biblioteca Virtual Pearson, Minha Biblioteca, Periódicos Capes, entre outras.

O empréstimo é realizado por um período de 7 dias corridos, podendo ser renovado, caso não haja reserva para o exemplar.

Em caso de atraso na devolução, é aplicada uma multa de R$1,00 por dia útil de atraso.

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