Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Scratch: Aprendizagem Criativa

Scratch: Aprendizagem Criativa

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 15h23 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h09

Coordenadora: Gissele Locatelli Moura
Unidade Responsável: Coordenadoria de Administração
Ano: 2019

Resumo
A experiência de utilização da plataforma Scratch objetiva desenvolver o raciocínio lógico e sistematizar a prática de trabalho em equipe, oportunizando um nivelamento educacional. O Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem. Nele o estudante cria suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online suas criações. As áreas de conhecimento envolvidas são Linguagem e Matemática, pois para desenvolver os projetos com o Scratch o estudante necessitará estimular habilidades e competências relacionadas à leitura, compreensão, elaboração e transcrição de raciocínio, além de cálculos matemáticos. Os estudantes inscritos serão divididos em grupos, preferencialmente por faixa etária e estágio escolar, com encontros semanais de 1h30min de duração. A proposta é atender estudantes cursando entre o 4º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública de Montanha. Ao final do projeto espera-se verificar um melhor rendimento escolar dos estudantes, assim como melhor capacidade e velocidade de raciocínio e assimilação de novos conceitos, além de ampliação da capacidade criativa.

Principais Metas
Objetivo Geral: Desenvolver mini projetos com a Plataforma Scratch.
Objetivos Específicos:
Otimizar o processo de compreensão e análise dos assuntos propostos em ambiente escolar;
Criar estratégias para solução de problemas;
Capacitar o estudante para atividades em grupo.

Indicadores de Resultados e Impactos
Além dos instrumentos de apoio e estímulo a aprendizagem, já adotados pela rede municipal e estadual de ensino, o IFES Campus Montanha propõe a inserção da Informática, através da utilização do Software Scratch, como recurso para melhoria dos resultados escolares através do desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático.

Principais Resultados
Não foi possível avaliar os resultados em função da não formação de turma.