Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Revivendo Conhecimentos Matemáticos

Revivendo Conhecimentos Matemáticos

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 15h26 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h08

Coordenadora: Claudia da Cunha Monte Oliveira
Unidade Responsável: Direção de Ensino
Ano: 2017

Resumo
A ideia do projeto inciou com uma conversa com os 4 secretários de Educação dos municípios Pinheiros, Ponto Belo, Montanha e Mucurici, que vieram ao Campus solicitar ajuda quanto ao ensino dos alunos do Ensino Fundamental. Os mesmos relataram uma preocupação com o interesse dos alunos nas aulas e com o baixo nível de aprendizagem dos alunos, principalmente nas aulas de matemática. Em cima disso, internamente, uma pesquisa feita com professores das áreas técnicas onde os mesmos relatam dificuldades encontradas em alguns conteúdos necessários para o êxito na disciplina entrevistada. Após conversa, foram eleitos alguns, principais, conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental, que eram julgados extremamente necessários para o desenvolver das disciplinas técnicas assim como demais conteúdos da própria matemática. A partir dessa lista, foi elaborado um material de forma a garantir que o aluno esteja minimizando as dificuldades encontradas em Matemática no Ensino Fundamental assim como melhor preparado para desenvolver um ritmo de estudo exigido pela educação profissional. O material elaborado, além de trazer os conteúdos já vistos pelos alunos no ensino fundamental, apresenta algumas sugestões de estudo para facilitar o seu processo de aprendizagem. Para facilitar o processo de Ensino aprendizagem acreditamos ser importante a interferência de um aluno do 2º ano do Campus para passar as suas vivências já amadurecidas.

Principais Metas
Objetivo Geral: Identificar e analisar algumas deficiências dos alunos, referente ao Ensino Fundamental, necessário para o bom andamento do Ensino Médio e reviver tais conteúdos de forma mais contextualizada para alcançar o êxito nos cursos de Administração e Agropecuária.
Objetivos Específicos:
Contextualizar a matemática escolar com conhecimentos usados fora da escola, mostrando que esses conhecimentos podem ser aproveitados como auxiliares no processo de ensino;
Utilizar, na sala de aula, conhecimentos e práticas desenvolvidos a partir da realidade do aluno no ensino de matemática e mostrar aos alunos que estes podem ser fortes aliados ao desenvolvimento do conhecimento matemático escolar;
Voltar a conteúdos do Ensino Fundamental com o propósito de apresentá-los de forma mais contextualizada;
Facilitar o desenvolvimento de alguns conteúdos do Ensino Médio aumentando a probabilidade de êxito nos cursos de Agropecuária e Administração.

Indicadores de Resultado e Impacto
Espera-se que o aluno, no final do curso, seja capaz de criar técnicas de estudo para acompanhar, com mais facilidade, os conteúdos do Ensino Médio. Espera-se ainda que os conteúdos matemáticos sejam vistos de forma significativa e contextualizada à vida do aluno. Será utilizado como instrumento de avaliação na execução da ação pelo público participante a frequência nas aulas presenciais; a participação nas atividades propostas; As formas de aplicação: lista de frequência semanal; orientação quanto atividades contextualizadas; relação da participação nas aulas e das atividades propostas.
Indicadores: continuidade na participação das aulas e resolução dos problemas propostos. Trabalhos em grupo.

Principais Resultados
Nessa turma foi pequeno o envolvimento dos alunos dos cursos técnicos do Ifes. O envolvimento maior foram dos alunos de outras escolas. Percebi que o interesse maior dos externos era em se preparar para participar do processo seletivo do Ifes.