Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento Jacitec - Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura – Ifes campus Montanha: “A matemática está em tudo!”

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h18 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h07

Coordenador: THIERRY RAMOS LOPES
Unidade Responsável: Coordenadoria do Curso Técnico em Agropecuária

O campus Montanha realiza no dia 21 de outubro de 2017 o Jacitec - Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura do Ifes campus Montanha, com o tema “A matemática está em tudo”, uma referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada no mês de outubro. Estão previstos no cronograma do evento, ações que terão como tema gerador o uso da matemática para a geração de novas tecnologias e solução de problemas, visando um planeta mais sustentável. Dentre as atividades do evento, teremos palestra com o tema: “A Matemática está em todas as coisas?”. Oficinas com o temas “Matemática financeira aplicada a análise de investimentos”, “A constante presença da matemática em nossa vida” e “Em uma esfera, qual a cor do urso?”, essa última protagonizada pelos alunos Turma do 1° ano – I13. Os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Administração farão a exposição de trabalhos, evidenciando o uso da matemática, desenvolvidos pelos próprios alunos sob orientação dos professores. Além ainda de apresentação dos trabalhos de iniciação científica (PIBIC-Jr – 2016/2017), pelos alunos dos cursos técnicos do Ifes campus Montanha.

Promover um momento e espaço para divulgação de trabalhos da instituição, apresentação de estandes, palestras, debate científico e integração entre profissionais e estudantes sobre o tema gerador da SNCT, “A matemática esta em tudo”, bem como incentivar a atividade científica e tecnológica na educação básica e profissional.

Indicadores de Resultados e Impactos:
Conscientização de que o uso das ferramentas matemáticas estão diretamente ligada ao comportamento social e a melhoria da qualidade de vida;
Troca de conhecimento e informações no âmbito dos cursos técnico em Agropecuária e administração com outras instituições de ensino da rede pública, entre outros órgãos;
Envolvimento e maior aproximação do Ifes campus montanha com outras instituições de ensino da rede pública, objetivando parcerias de trabalhos em ensino, pesquisa e extensão, entre outras ações.
Incentivo ao desenvolvimento de novas pesquisas pelos alunos e servidores Ifes, além dos alunos e professores da rede pública de ensino, com a apresentação dos trabalhos de PIBIC-EM.
Como resultados espera-se uma maior conscientização do público-alvo, com relação ao despertar da curiosidade para a prática de Ciência e promover a difusão de conhecimentos tecnológicos e científicos.

As inscrições foram realizadas de acordo com o planejado; A exposição de estandes das atividades foram executadas em conformidade com o planejado, gerando integração com a troca de conhecimentos; Foi executado conforme o esperado a montagem de banners e apresentação de alunos dos projetos de pesquisa de iniciação científica do campus Montanha; As palestras ocorreram conforme o planejado;