Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Projeto Minhocário como Alternativa para a Transformação dos Resíduos Orgânicos em Biofertilizantes

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h27 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h05

Coordenador: Manoel Ramos de Moura Junior
Unidade Responsável: Coordenadoria de Agropecuária

Com o crescimento da população e o desenvolvimento de alguns países também há um aumento na produção de lixo, gerando danos a natureza e preocupação social. O lixo pode ser dividido em orgânico e inorgânico, uma solução para o lixo orgânico é transformá-lo em biofertilizantes, além de preservar a natureza é uma fonte de renda para a população. A compostagem e a minhocultura são processos utilizados na transformação de resíduos em adubo orgânico de qualidade para utilização na agricultura, reflorestamento, parques e jardins municipais. A vermicompostagem tem por finalidade principal aproveitar e fazer a reciclagem dos rejeitos domiciliar e agroindustrial, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A biotransformação pelas minhocas é muito simples e produz dois produtos ricos em nutrientes que podem ser utilizados como biofertilizantes, o húmus e o chorume. O húmus é muito rico em matéria orgânica, regenera a vida no solo, facilita a entrada de água no solo, fornece nutrientes as plantas, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio e não prejudica o meio ambiente. O chorume é um líquido escuro gerado no minhocário, é benéfico as plantas por ser rico em nutrientes e hormônios, além de protegê-la de doenças e pragas. O projeto tem como objetivo a transformação do lixo orgânico, através do minhocário, em biofertilizantes em conjunto com a grupo da UTC. Ademais, estudar os efeitos desses biofertilizantes no desenvolvimento de algumas hortaliças.

Principais Metas:
Geral: Transformar o lixo orgânico em biofertilizantes através da minhocultura na Unidade de Triagem e Compostagem;
Específicos:
Desenvolver e implantar o vermicomposto junto com a UTC;
Treinar e capacitar os funcionários para o uso do minhocário;
Transformar o lixo orgânico em chorume e húmus;
Estudar os efeitos dos biofertilizantes em hortaliças;
Promover o desenvolvimento sustentável;

Indicadores de Resultados e Impacto
Espera-se com esse trabalho desenvolver os biofertilizantes a partir do lixo orgânico através do vermicomposto, agregando valor a materiais que hoje são apenas descartados e geram trabalho e custo para manejo e armazenagem. Além disso, contribuir para as melhorias sanitárias, ambientais, sociais e econômicas. Ademais, aguarda-se uma replicação desse modelo de ação em outros setores da sociedade do município, do estado e do país na busca de assegurar um desenvolvimento mais sustentável.

Resultados
A expectativa era que a UTC, por intermédio da ASCAMONT, realizasse a efetiva implantação das leiras de vermicompostagem e comercialização do húmus de minhoca. Porém, por causa do quantitativo de funcionários e logística essa ação não foi plenamente estabelecida. Em relação a elaboração de materiais para reaproveitamento dos resíduos orgânicos obteve êxito, no sentido de demonstrar e promover uma reflexão desse assunto nos alunos e funcionários da Escola Domingos Martins e ASCAMONT. Com referência à transformação do resíduo orgânico em húmus, no IFES, isso foi possível e demonstra-se uma excelente alternativa para o reaproveitamento.