Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Projeto Preparação para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h28 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h05

Coordenadora: Priscilla Dutra Freires Codeco
Unidade Responsável: Coordenadoria de Administração

Analisando os resultados, em OBMEP, dos municípios de Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo, percebe-se que tais municípios obtiveram resultados ínfimos nos últimos anos. Nesse sentido, os professores Eufélix Monteiro Mauricio e Priscilla Dutra Freires Codeco decidiram formar um grupo de treinamento com alunos do ensino fundamental da região. Objetivando estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, bem como o aprofundamento do conhecimento matemático dos alunos envolvidos no projeto. Para alcançarmos tais objetivos ocorrerão semanalmente aulas, com duração de 2 horas. Nesses encontros, os alunos serão agrupados e com orientação do professor executor resolverão questões de olimpíadas (OBMEP e OBM) dos anos anteriores. Além disso, pelo menos, 1 vez ao mês, os estudantes serão levados ao laboratório de informática para realizarem atividades online nos sites da OBMEP e OBM. Vale ressaltar que a cada 2 meses os discentes farão 1 prova, com questões de olimpíadas. Espera-se que o número de discentes premiados na OBMEP, das escolas situadas nos municípios contemplados nesse projeto, aumente. De tal maneira que os alunos dessas cidades obtenham resultados mais expressivos nas próximas olimpíadas.

Principais Metas
Objetivo Geral: Estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.
Objetivos específicos:
Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos envolvidos no projeto;
Aumentar o número de alunos premiados na OBMEP, das escolas situadas nos municípios contemplados nesse projeto;
Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Indicadores de Resultados e Impacto
Espera-se que cada aluno participante desse projeto destaque-se na 2º fase da OBMEP, obtendo alguma premiação

Dos alunos que participaram do curso do nível 1, tivemos 1 medalha de ouro, 1 medalha prata, 1 medalha de bronze e 6 menções honrosas. Desses estudantes, 6 são de Montanha e 3 de Pinheiros. No nível 2, tivemos 1 medalha de bronze de um cursista de Pinheiros. Essas premiações incentivarão outros alunos desses municípios a também se prepararem para as olimpíadas de Matemática, contribuindo fortemente para a melhoria dos resultados da OBMEP nas próximas edições e como consequência o aumento na qualidade do ensino de Matemática ofertado em Montanha e região. Nesse sentido, a médio ou longo prazo, os adolescentes e jovens da região terão a oportunidade de ingressarem em universidades, em cursos de exatas e tecnologias. Assim, alguns problemas sociais encontrados no contexto em que estão inseridos serão reduzidos.