Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Projeto Estudo de Alternativas para Reaproveitamento de Resíduos do Côco no Município de Montanha-ES

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h29 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h05

Coordenador: Lincon Almeida Vilas Boas
Unidade Responsável: Coordenadoria do Curso Técnico em Administração

Na maioria das cidades brasileiras, as cascas de coco são descartadas em locais inadequados, e devido ao elevado tempo de degradação podem gerar sérios impactos ambientais. Esses subprodutos do coco produzem gases prejudiciais ao meio ambiente e podem ser veículos de transmissão de doenças (SENHORAS, 2004; VELOSO et al, 2013). Atualmente, o município de Montanha - ES conta com a Usina de Triagem e Compostagem – UTC que faz a coleta seletiva, separação, reaproveitamento e reutilização dos resíduos sólidos. No entanto, as cascas de coco têm provocado problemas, pois ocupa espaço na UTC e gera um custo na destinação a um aterro sanitário. Diante desta problemática, o presente projeto tem o intuito de viabilizar um estudo dos melhores métodos de reutilização das cascas do coco e implantação de processos para reaproveitar esses subprodutos. No desenvolvimento do trabalho serão realizadas pesquisas das atuais metodologias de processamento dos resíduos do coco, visitas na UTC, encontros entre os participantes do projeto, contato e possível parceria com empresas que já realizam o processo de obtenção de fibras e substrato, análise dos custos e benefícios na implantação do processamento das cascas de coco. Assim como, acompanhamento e auxílio na implantação do reaproveitamento dos subprodutos do coco em fibras e substrato na UTC e elaboração de material sobre educação ambiental relacionado com o reaproveitamento de cascas de coco. Durante a execução serão realizadas reuniões periódicas de planejamento e avaliação das ações do projeto.
A partir deste trabalho, espera-se que a UTC possa implantar um sistema de reaproveitamento das cascas do coco e resolva o problema desses rejeitos. Dessa forma, a prefeitura de Montanha deixará de ter um custo com o descarte das cascas de coco para aterros sanitários, além de gerar renda e demonstre para a comunidade Montanhense alternativas sustentáveis de reaproveitar sobras do coco e consequentemente promova reflexões sobre a preservação do meio ambiente. Outro importante resultado desejado com o projeto é a possibilidade dos participantes adquirirem informações relacionadas com gestão, preservação ambiental e melhoria do currículo acadêmico. Com isso almeja-se que o Ifes Campus Montanha continue a missão de difundir conhecimentos e melhoria na vida dos moradores de Montanha e região.

Principais Metas
Objetivo geral: Viabilizar e implantar um sistema de reaproveitamento das cascas de coco na Usina de Triagem e Compostagem – UTC de Montanha.
Objetivos específicos:
Pesquisar sobre os processos de extração das fibras e do pó do coco.
Realizar um estudo dos custos de uma implantação do maquinário de processamento das cascas do coco.
Analisar o maquinário da UTC para possível aproveitamento no processamento das cascas de coco.
Estabelecer um contato e possível parceria com empresas que já realizam o processo de reaproveitamento dos rejeitos do coco.
Elaborar material sobre educação ambiental relacionado com o reaproveitamento de cascas de coco.
Estabelecer parceria no desenvolvimento de projetos com a secretaria de meio ambiente de Montanha.
Escrever e publicar trabalhos científicos a partir dos resultados do projeto.

Indicadores de Resultados e Impactos
Espera-se que esse projeto de extensão apresente as melhores opções para reaproveitamento dos rejeitos do coco e com isso resolver o problema desses resíduos que estão gerando um custo à prefeitura municipal de Montanha. Demonstrar a comunidade mais uma forma de ser sustentável e ecologicamente correto na utilização de um resíduo que é considerado lixo em muitos locais. Com a agregação de valor ao resíduo do coco, oportunidade de gerar receita que vai contribuir para manutenção e funcionamento da Usina de Triagem e Compostagem – UTC.

Esperava-se que a UTC por intermédio da ASCAMONT realizasse a efetiva implantação do processamento das cascas de coco e comercialização do pó e fibra do coco. Entretanto, devido a problemas do quantitativo de funcionários e logística esse ação não foi plenamente estabelecida.
Em relação à elaboração de materiais sobre a educação ambiental e o reaproveitamento do coco obteve êxito, pois foi possível demostrar e promover uma reflexão em relação a está temática para alunos e funcionários da Escola Domingos Martins.
Com relação às alternativas para reaproveitamento dos resíduos do coco verificou-se que a utilização do pó do coco como substrato é uma boa alternativa para o plantio de sementes e mudas de vegetais.