Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento VI Workshop de Empreendedorismo: “Novas Ideias em Prol do Desenvolvimento Regional”

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h09 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h10

Coordenador: Carlos Augusto Balla
Unidade responsável: Coordenadoria do curso Técnico de Agropecuária.
Ano: 2018

O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento regional a partir do empreendedorismo e inovação, além de integrar e estimular ideias empreendedoras entre nossos alunos e comunidade. Espera-se um público de aproximadamente 555 pessoas, entre alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade local. O evento contará com apresentação de casos de sucesso, debatendo inovações e estimulando novas práticas. Será abordado ainda o projeto do Núcleo Incubador no campus Montanha.

Objetivo Geral: Incentivar o desenvolvimento regional a partir do empreendedorismo e inovação, além de integrar e estimular ideias empreendedoras.
Sensibilizar comunidade interna e externa quanto ao Núcleo Incubador que está em fase de implantação no Ifes campus Montanha.
Estimular ideias de negócios entre os alunos e comunidade local.
Trocar experiências entre empreendedores da região.

Indicadores de Impacto e Resultado
Espera-se que esta seja mais uma ação de extensão que possa fazer com que o público interno e externo do Ifes tenha acesso a aplicações práticas do processo de ensino aprendizagem. Espera-se ainda que os empreendedores possam tirar suas ideias do papel e sejam abordados os meios, recursos e etapas necessárias para construção de um negócio de sucesso. Desse modo o Workshop conta com uma discussão sobre o empreendedorismo que é interdisciplinar e interprofissional. Consiste em um evento de extensão, com relação entre o ifes e outros setores da sociedade como interessados em abrir o próprio negócio, servidores da prefeitura e órgãos reguladores, órgãos de fomento. Logo, o evento tem como intuito promover impacto na formação dos estudantes e dos participantes, de modo a promover autonomia e o desenvolvimento de competência empreendedora.

A meta proposta de funcionalidade do evento foi de 100% de êxito. Todas as palestras e oficinas se concretizaram, o público previsto foi de 555, e o efetivo foi de 425. A diferença decorreu da não assinatura de participantes internos e escolas da região que vieram ao evento e não passaram pela mesa de inscrição. O protagonismo dos alunos foi evidenciado em todos as ações da comissão e organização durante todo o evento, com destaque para administração de situações eventuais ocorrida e resolvidas adequadamente. As oficinas foram muito bem avaliadas e com boa participação com destaque para a comunidade externa que esteve presente em todas os cursos.