Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Projeto O Uso da Estação Automática Meteorológica para Entendimento de Fenômenos Climáticos em uma Comunidade Rural

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h25 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h05

Coordenador: Iuri Campos de Souza
Unidade Responsável: Coordenadoria Curso Técnico Administração

O município de Montanha, ao longo dos anos, tem se despontado como uma área de significativa produção agropecuária, mesmo estando inserido dentro de um polígono regional com características físicas representadas por um clima de moderada a baixa pluviosidade e de altas médias térmicas.
Por se tratar de um município com grandes potencialidades no setor agropecuário, faz-se necessário o estudo incessante das condições climáticas que determinam as características físicas desta área administrativa. O objetivo deste projeto parte da ideia de levar os conhecimentos científicos, acerca de tempo atmosférico e clima, para alunos do ensino fundamental e médio, bem como traduzir os conhecimentos adquiridos pelo currículo vivido por esses sujeitos, para os caminhos da ciência climatológica.
Os caminhos metodológicos a serem traçados terão como norte o uso e tradução dos dados colhidos a partir da observação das informações ofertadas pela estação automática meteorológica instalada em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper dentro do campus do IFES Montanha. A partir dessas análises buscaremos mediante oficinas didáticas explicar de forma apropriada e guiada todas as informações colhidas através da estação.
Para fins destes procedimentos metodológicos buscaremos parcerias em duas frentes de trabalho, a primeira juntamente ao Incaper, pois como sendo de responsabilidade e posse a estação meteorológico, utilizaremos os dados que o mesmo colherá durante toda etapa de pesquisa. Não menos importante, outra grande parceria para o projeto dar-se-á através da Prefeitura Municipal de Montanha, na figura de duas secretarias municipais, sendo elas, a de agricultura e a secretaria de educação, que respectivamente ajudarão no contato com os produtores rurais e suas famílias e com a participação de uma escola municipal de área rural, possibilitando assim a participação dos alunos bem como dos seus respectivos professores nas oficinas propostas por esse trabalho.
Como resultado busca-se a produção de um material educativo contendo informações sobre as condições climáticas da região, em que os sujeitos da pesquisa estão inseridos, bem como as possibilidades do uso do solo a partir das características de clima apontadas nas análises e também nas oficinas.

Principais Metas:
Promover a aprendizagem da climatologia agrícola a partir dos dados de uma estação meteorológica.
Específicos:
Contribuir com a divulgação da estação meteorológica do Incaper no Campus do Ifes Montanha.
Apresentar como funciona uma estação meteorológica e seus aparelhos, como suas finalidades e coletas de dados.
Relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula com o saber científico apresentado em algumas literaturas acadêmicas.
Construir equipamentos capazes de analisar elementos clima de forma manual e econômica.
Produzir material educativo para aplicação do que foi aprendido no cotiano agrícola de cada sujeito em escolarização.

Indicadores de Resultados e Impacto
Por fim, como resultado de toda ação metodológica, buscaremos a produção de um material didático contendo informações sobre as condições climáticas da região em que os sujeitos da pesquisa estão inseridos, bem como as possibilidades do uso do solo a partir das características de clima apontadas nas análises e também nas oficinas. Portanto, a preocupação deste trabalho não pautará apenas na definição ou interpretação dos dados obtidos a partir das análises dos fenômenos apontados pela estação meteorológica, mas também na utilização dos mesmos para que o aluno possa visualizar no seu cotidiano o que foi aprendido com o conhecimento científico adquirido.

Conforme consta em projeto de extensão, os resultados esperados se pautavam na produção de um material didático, elaborado a partir das observações na estação e também na construção conjunta com a comunidade parceira. Tal fato, até então, não pode ser concluído, pois esta etapa do trabalho estava prevista para os momentos finais da execução do projeto. Contudo, as análises para obtenção dos dados para compor esse material didático começou a ser elaborada, dados foram colhidos, formações de alunos para entendimento da estação meteorológica foram feitas, ficando mesmo o fechamento do projeto sem uma devida conclusão.