Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento IV Dia do Produtor Rural do Ifes Campus Montanha

Evento IV Dia do Produtor Rural do Ifes Campus Montanha

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h16 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h11

Coordenadora: Veridiana Basoni Silva
Unidade Responsável: Coordenadoria do Técnico em Agropecuária
Ano: 2018

O IV Dia do Produtor Rural esse ano será no dia 06 de dezembro de 2018, o IFES- Campus Montanha realiza já a quatro anos um projeto de extensão denominado Dia do Produtor Rural da cidade de Montanha, onde o objetivo é oferecer palestras, oficinas, exposições e demonstrações de tecnologias passíveis de serem aplicadas na região Rural de Montanha e cidades vizinhas, que visem principalmente auxiliar o produtor rural acrescentando conhecimento passível de gerar desenvolvimento pra região Norte do estado do Espírito Santo, além de aproximá-los do IFES, instituição que tem por excelência o objetivo de fazer crescer a região, em que está inserida. Esse ano o IV Dia do Produtor Rural abordará o tema: Agricultura Familiar Da Produção à Venda, com o objetivo de auxiliar principalmente os pequenos produtores de Montanha que já vendem ou pretendem vender o seu produto na Feira Agroecológica da Cidade de Montanha criada no início desse ano por iniciativa do IFES em parceria com o Incaper e a Prefeitura Municipal de Montanha, e que é realizada todas as quartas-feiras no período da tarde, na alameda ao lado do teatro municipal. Os temas abordados no evento foram escolhidos de forma que viessem de encontro com os desafios que os produtores que expõem e vendem seus produtos na feira enfrentam, lembrando que além da feira agroecológica, a cidade de Montanha também apresenta a sua histórica feira ao ar livre que acontece a décadas no Mercado municipal da cidade todos os sábados no período da manhã, os temas abordados no evento também atendem ao anseio desse produtor familiar.
A região de Montanha caracteriza-se por ter sua economia baseada em cerca de 70% na agropecuária, sendo que das propriedades da região, cerca de 1400 são considerados de agricultores familiares, com propriedades com áreas de até 240 ha. Vindo de encontro a um anseio mundial de produtividade com sustentabilidade o agricultor familiar procura tecnologias de produção que se se baseiam no respeito ao meio ambiente do ponto de vista social e conseguem ser economicamente viáveis. Por sua vez, o consumidor está cada vez mais preocupado com a qualidade do produto que compra, alimentos produzidos de maneira natural e sustentáveis, cada vez são melhores pagos e possuem maior número de consumidores adeptos.
O evento conta com a apresentação de palestras envolvendo temas voltados para a sustentabilidade e gestão das propriedades de agricultura familiar, oficinas e estudos de casos nas áreas de Aquaponia, Boas práticas na preparação dos minimamente processados e Fabricação de remédios caseiros à base de Plantas Medicinais.

Objetivos Geral: Realizar o Evento “O Quarto Dia do Produtor Rural” na região de Montanha.
Incentivar soluções para o uso convencional/orgânico e sustentável dos produtos agrícolas;
Contribuir para a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos pelos agricultores da região;
Contribuir para uma melhor qualidade de vida dos produtores e moradores da região;
Acrescentar conhecimentos aos professores e pesquisadores, quanto às temáticas abordadas e a realidade local;
Integrar os alunos do Ifes com os produtores rurais e empresas agrícolas da região.

Indicadores de Resultado e Impacto
Para os produtores familiares acreditamos que o evento em si traga impacto na realidade de vida dos mesmos, trazendo maiores informações à cerca de tecnologias de produção, além de oferecer o conhecimento do manejo correto da produção sustentável do seu produto no âmbito da agroecologia. Além disso, os temas relacionados a gestão, propiciam ao pequeno produtor uma maior capacidade de organização do seu fluxo de produção, além de permitir maior valor agregado ao produto que pode lhe propiciar maior renda.
Aos alunos do IFES maior aporte de conhecimento em áreas relacionadas aos manejos de produção sustentável agroecológico para os alunos do curso Técnico em Agropecuária e Técnico em administração integrado do IFES – Campus Montanha.
As propriedades rurais encontrarem novas soluções para os problemas discutidos.
Os agricultores da região utilizarem corretamente as técnicas com sustentabilidade e aumentarem o poder de gestão da propriedade.
Maior capacitação para atuação profissional dos alunos dos cursos técnicos do Ifes Campus Montanha.

Principais Resultados Entre os resultados esperados acreditamos que auxiliamos a aumentar o entendimento e sanar dúvidas dos produtores quanto a forma de produção agroecológica, sua comercialização e maior capacitação dos mesmos em relação a aquaponia de quintal e aos alunos pudemos complementar o ensino dado na área técnica em sala de aula.