Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento I Workshop de Recursos Hídricos do Ifes-Campus Montanha: sedimentos e resíduos
Início do conteúdo da página

Evento I Workshop de Recursos Hídricos do Ifes-Campus Montanha: sedimentos e resíduos

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h16 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h11

Nome: Talita Aparecida Pletsch
Unidade Responsável: Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Ano: 2018

Resumo
O Ifes Campus Montanha está inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas, que localiza-se no norte do estado do Espírito Santo, contemplando 8 municípios, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros e parte dos municípios de Ponto Belo, Boa Esperança São Mateus e Conceição da Barra, com cerca de 250.000 habitantes, apresentando problemas graves de gestão dos recursos hídricos advindos de anos de exploração.
Além de se encontrar numa região com baixa pluviosidade média anual e densidade de drenagem reduzida, a bacia apresenta problemas crônicos com extensas áreas de pastagens degradadas e desmatamento, levando ao assoreamento dos rios e consequente falta de quantidade e qualidade da água.
O Ifes-Campus Montanha inserido nessa realidade, também sofre as consequências de falta de água para as atividades dentro do campus e entende que essa realidade deve ser transformada por meio do compartilhamento do conhecimento.
O I Workshop de Recursos Hídricos visa promover, entre os discentes do Ifes e a população que habita a Bacia do Rio Itaúnas, o debate sobre a importância do gerenciamento adequado da água que possuímos. O evento contará com palestras sobre os principais desafios e oportunidades enfrentados pela Bacia do Rio Itaúnas, assoreamento e tecnologias acessíveis para tratamento de esgoto nas zonas rurais. São esperados resultados em relação a sensibilização das pessoas com os problemas enfrentados, motivando a transformação da realidade.

Principais Metas
Objetivo geral: Promover o “I Workshop de Recursos Hídricos do Ifes-Campus Montanha: sedimentos e resíduos”.
Objetivos específicos:
Motivação dos principais atores envolvidos na gestão de recursos hídricos;
Compartilhar conhecimento com os discentes do Ifes-Campus Montanha;
Sensibilização da população que vive dentro da Bacia Hidrográfica do Itaúnas;

Indicadores de Resultados e Impactos:
Impacto social: Aumento da sensibilização da sociedade em relação ao uso consciente dos recursos hídricos dentro da Bacia do Itaúnas.
Relação do Ifes com outros setores da sociedade: Fortalecer o vínculo com a sociedade e com as entidades ambientais que trabalham com gestão de recursos hídricos.
Relação da ação com Ensino e/ou Pesquisa: Serão apresentados no evento, pesquisas que foram desenvolvidas dentro do perímetro da Bacia do Rio Itaúnas, realizadas em parceria do Ifes com o IPT, divulgando dados sobre a realidade atual.
Impacto na formação do estudante e protagonismo estudantil: Capacitação dos discentes do Ifes-Campus Montanha (Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Agropecuária), com a oportunidade de realizarem contato com pesquisadores da área ambiental de diferentes instituições e locais, colaborando para que no futuro tornem-se protagonistas nas questões ambientais da região.
Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: Reconhecidamente a gestão de recursos hídricos é realizada de forma colaborativa por diferentes áreas, biólogos, engenheiros ambientais, civis, gestores ambientais, agrônomos. A equipe que desenvolverá o evento são de diferentes áreas.

Principais Resultados
Os resultados alcançados com a realização do evento foram positivos de maneira geral, com grande interesse do público e participação no momento das discussões dos temas propostos.

Fim do conteúdo da página