Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento III Dia do Produtor Rural do Ifes campus Montanha: Agroecologia

Evento III Dia do Produtor Rural do Ifes campus Montanha: Agroecologia

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h17 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h11

Coordenador: Waylson Zancanella Quartezani
Unidade Responsável: Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

O campus Montanha realiza no dia 05 de outubro de 2017, o III Dia do Produtor Rural com o tema “Agroecologia: Recursos para transição” visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos produtores e moradores da região e incentivar o produtor ao uso correto e sustentável e melhor condução da propriedade rural.
De longa data a agropecuária apresenta relevante destaque no cenário da economia nacional. Historicamente, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país. A ocupação do território, por exemplo, teve forte influência da produção de cana-de-açúcar, posteriormente do café e, por fim, da pecuária, que conduziu o povoamento do interior do país.
Sendo assim, tanto a agricultura, como a pecuária, foram os primeiros trabalhos do homem a fim de manter seu sustento e sua economia. Entretanto, o aumento da população e consequentemente, aumento da demanda por alimentos no mundo, contribuiu para uma agricultura desenfreada, altamente produtiva, porém, de forma geral, com baixos princípios de sustentabilidade e utilização dos recursos de forma renovável, propiciando maiores riscos e impactos ao meio ambiente.
A sustentabilidade é um termo chave para o sucesso da atividade agrícola, pois se baseia no respeito ao meio ambiente do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta, visto que nos dias de hoje o meio ambiente apresenta seus resultados de má condução e manejos inadequados como: aumento da temperatura, desequilíbrio nutricional e fitossanitários e a produção de alimentos contaminados.
O evento conta com a apresentação de palestras envolvendo temas voltados para a agroecologia e sustentabilidade, uso de produtos homeopáticos, princípios para certificação de produtos orgânicos e estudos de caso na área, assim como oficinas de compostagem, biodigestor, insumos para agricultura orgânica e uso da energia solar.

Objetivos Geral: Realizar o Evento “O Terceiro Dia do Produtor Rural” na região de Montanha.
Integrar os alunos do Ifes com os produtores rurais e empresas agrícolas da região.
Incentivar soluções para o uso convencional/orgânico e sustentável dos produtos agrícolas.
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos produtores e moradores da região.
Acrescentar conhecimentos aos professores e pesquisadores, quanto às temáticas abordadas e a realidade local.

Indicadores de Resultados e impactos
Aumento da produtividade das culturas regionais já implantadas: com o oferecimento do conhecimento do manejo correto da produção sustentável no âmbito da agroecologia.
Aumento da receita líquida dos produtores e do setor agrícola: com a maior capacidade de gestão que os ensinamentos adquiridos nas palestras e oficinas lhe proporcionarão.
Melhor qualificação profissional: Fornecer um maior entendimento dos manejos de produção sustentável agroecológico para os alunos do curso Técnico em Agropecuária e Técnico em administração integrado do IFES – Campus Montanha;
As propriedades rurais encontrarem novas soluções para os problemas discutidos.
Os agricultores da região utilizarem corretamente as técnicas com sustentabilidade e aumentarem o poder de gestão da propriedade.
Maior capacitação para atuação profissional dos alunos dos cursos técnicos do Ifes Campus Montanha.

O evento trabalhou temas relacionados a agroecologia, sustentabilidade e uso de energias renováveis na agricultura, com palestras e relatos de experiência de agricultores na parte da manhã e oficinas práticas no período da tarde. Essa terceira edição, contou com um público de aproximadamente 250 participantes inscritos no evento, entre eles, 80 produtores e empresários rurais da região, além ainda, de profissionais das áreas agrárias e ambientais de setores públicos e privados, gestores políticos, investidores, alunos de cursos técnicos, entre outros. Grande parte dos participantes, formado por produtores e empresários rurais, público-alvo desse evento. A realização das atividades, dentro do campus, foi um marco para o evento e para a sociedade. Esta simples atitude, ajuda a evidenciar o nosso papel como instituição transformadora, além de aproximar os parceiros e agentes promovedores de desenvolvimento regional. O Dia do produtor Rural não é apenas um evento, mas sim um programa contínuo de tradução efetiva das tecnologias disponíveis aos agricultores e pecuaristas, para sempre estarem a frente no que há de melhor em técnicas e produção no mundo
Além disso, também tinha como objetivo auxiliar no aprendizado dos alunos do campus Montanha. Todas as atividades previstas foram executadas com excelência. As palestras e oficinas ajudaram a nortear novas soluções para o uso correto e sustentável dos recursos e condução da propriedade rural o que poderá contribuiu muito para a melhoria da qualidade de vida dos produtores e moradores da região. Auxiliou na Integração dos alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes com os produtores rurais e empresas agrícolas da região, e também acrescentou conhecimentos aos professores e pesquisadores, quanto às temáticas abordadas e a realidade local. Portanto, o evento superou as expectativas esperadas pela equipe executora.