Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Programa Local Núcleo Incubador do Campus Montanha

Programa Local Núcleo Incubador do Campus Montanha

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h21 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h06

Coordenador: Isaac Gezer Silva de Oliveira
Unidade Responsável: Coordenadoria de Administração

A Incubadora do Ifes é concebida como um ambiente educacional propício para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) empreendedoras e inovadoras por meio de atividades que contemplam alunos, servidores e comunidade externa. Busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local e regional sendo referência no trabalho de apoio a empreendimentos inovadores do Estado do Espírito Santo.
A incubadora do Ifes encontra-se institucionalizada pela Resolução do Conselho Superior n.º 70/2011, de 08 de dezembro de 2011, que define regras e procedimentos para a institucionalização de Núcleos Incubadores de empreendimentos de base tecnológica, social e cultural.
O Programa Local Núcleo Incubador do Campus Montanha encontra-se diretamente vinculado e alinhado com o Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos desenvolvido pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes). O programa local citado tem como principal objetivo oferecer um conjunto de atividades que proporcionam suporte ao desenvolvimento de projetos inovadores, por meio de iniciativas próprias e em parceria com a rede constituída por Núcleos Incubadores do Ifes com potencial de abrangência em todos os campi da instituição.
Desse modo todas as ações, processos e projetos institucionais desenvolvidos pelo Núcleo Incubador do campus Montanha, estão diretamente relacionados com a função estratégica integradora e articuladora do Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos.

Objetivo Geral: Sistematizar um conjunto de ações que visam estimular o empreendedorismo voltado à indústria tecnológica, inovação do campo do agronegócios, inovação social e cultural e suas áreas de abrangência, fornecendo condições necessárias para os empreendimentos se fortalecerem e se estabelecerem no mercado; buscando o desenvolvimento socioeconômico de nossa região e Estado, além de atuar na prospecção de projetos para pré-incubação e incubação; e ainda oferecer a infraestrutura às empresas e aos projetos, suporte à evolução dos empreendimentos.
Objetivos específicos:
Realizar eventos de sensibilização e prospecção de projetos inovadores;
Desenvolver e executar capacitações na área de empreendedorismo e inovação;
Firmar parcerias e cooperação técnica com entidades que apoiam o empreendedorismo e inovação;
Oferecer o suporte técnico e de gestão para a consolidação do processo de incubação;
Incrementar a competitividade das empresas incubadas;
Aumentar a quantidade e a qualidade das empresas inovadoras incubadas;
Ampliar os impactos da incubadora sobre a comunidade em que está inserida.

Indicadores de Resultados e Impactos
Empreendedores capacitados em um habitat de inovação.
Participação de alunos, pesquisadores e comunidade em projetos de pesquisa e extensão por meio do trabalho de empreendimentos tecnológicos, sociais e culturais.
Aproveitamento da capacidade de inovação dos empreendedores, fomentando a economia e gerando mais empregos.
Pesquisa científica e aplicada por meio dos empreendimentos incubados de tecnologias inovadoras produzidas em ambiente acadêmico.
Possibilidade de produção científica em parceria com os empreendedores incubados para posterior publicação.
Realização de testes e prototipagem, visando a aplicação em estudos para o desenvolvimento tecnológico.
Desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, produtos e serviços através dos empreendimentos incubados.
Desenvolvimento de um modelo de cooperação extensionista em Rede, a ser utilizado entre Instituições de Ensino e as Agências de fomento tecnológico.

A partir do objetivo geral e dos objetivos específicos é possível perceber que eles foram cumpridos. Entretanto alguns objetivos carecem de mais desenvolvimento, tais como aumentar a visibilidade da Incubadora para comunidade local, integrar as atividades da incubadora junto a área de ensino, envolvendo os alunos e aproveitar o potencial de aproximação com o mercado para promover parcerias para um ensino prático, contextualizado e inovador. Um grande desafio encontrado consiste na dificuldade em prospectar potenciais projetos para incubação, em face da realidade social do local. Entretanto é possível identificar que o Núcleo Incubador está no caminho e aos poucos novos passos vão sendo trilhados que este programa de incubação seja uma válvula propulsora para o desenvolvimento local.