Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento Exposição das obras de Arte do Acervo do Ifes campus Vitória: Diálogos com a Ciência.

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h18 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h07

Coordenador: Thiago Zanotti Pancieri
Unidade Responsável: Coordenadoria de Gestão Pedagógica
Ano: 2017

Resumo
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) possui acervo de obras de arte alocadas em setores administrativos do campus Vitória. O acesso às obras é restrito a um público limitado, demandando ações educativas para ampliar o encontro com tal acervo. Ações iniciais já foram realizadas, a partir de um Projeto de Iniciação Cientifica no campus Vitória, que realizou a exposição das obras na Biblioteca Nilo Peçanha e no campus Guarapari. Contudo, verificou-se a possibilidade de aprofundar essas ações em outro espaço do Ifes, o campus Montanha, ampliando o acesso a essas obras tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa. Desse modo, tem como objetivo contribuir com a formação artística, científica e cultural dos visitantes da exposição, por meio de leitura de imagens e jogos teatrais a partir das obras de arte do acervo do Ifes campus Vitória. Tendo em vista que a cidade de Montanha e região não possui galerias de arte ou outros espaços que exibam objetos artísticos, justifica-se a necessidade de eventos com essa característica. O evento tem como método a pesquisa intervenção devido ao seu caráter democrático, colaborativo, interdisciplinar e constantemente avaliativo. Desse modo realizaremos a exposição na Biblioteca do Ifes campus Montanha, inicialmente fazendo a formação dos professores do Ifes e das escolas da região, preparando-os para as visitas mediadas. Faremos a organização das visitas à exposição, preparando os mediadores da mostra (alunos do Ifes campus Montanha) que favorecerão o conhecimento e a proposta interdisciplinar do projeto; execução das medições (visitas guiadas) na Exposição do Acervo de obras de Arte com os alunos e professor do campus Montanha e alunos e professores das escolas da região que agendarem a visita; mediação das oficinas de leitura de imagens e jogos teatrais que ampliaram o olhar dos visitantes sobre as obras, enfocando as relações com a ciência. Esperamos que a partir da visita a exposição, e da participação nas oficinas os visitantes ampliem o seu acesso à cultura e arte.

Principais Metas:
Organizar e realizar na Biblioteca do Ifes campus Montanha, exposições de obras de arte;
Contribuir com a formação cultural e artística dos alunos e professores do campus Montanha e das escolas da região, por meio de exposições de arte, oficinas de leitura de imagens e jogos teatrais;
Ampliar o acesso dos alunos e professores do campus Montanha e escolas da região as obras de arte do acervo do Ifes campus Vitória;
Oferecer aos professores espaço cultural aliado a prática de sala de aula, como recurso que possibilite ampliar o processo de ensino-aprendizagem.

Indicadores de Resultados e Impactos
Esperamos que com o acesso a exposições de arte, inicialmente com as obras de arte do acervo do Ifes campus Vitória, que os alunos e professores do Ifes campus Montanha e da região ampliem o seu acesso cultural e artístico, bem como tenha oportunidade de visitar espaços que exibam obras de arte.

Principais Resultados
Os resultados conseguiram atingir as metas traçadas, pois oportunizamos o acesso à exposição de obras de arte originais de artistas nacionais e consagrados em uma região em que não há espaços com essa finalidade. Realizamos oficinas e palestras interdisciplinares que versavam sobre o diálogo entre a arte e as ciências. Conseguimos desenvolver as atividades aliadas a práticas dos professores, que utilizaram o espaço expositivo e o evento para debater sobre conteúdos trabalhados em suas disciplinas.