Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Programa ApisFrut – Montanha
Início do conteúdo da página

Programa ApisFrut – Montanha

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h21 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h07

Coordenador: FLÁVIO GABRIEL BIANCHINI
Unidade Responsável: Coordenadoria do Curso Técnico em Agropecuária
Ano: 2017

Resumo
A apicultura é uma atividade que tem ganhado relevante importância no país, em função da geração de renda, com fácil manutenção e baixo custo inicial em relação às demais atividades agropecuárias. O programa APISFRUT é uma ação de extensão que teve início em 2013, onde sua primeira fase tinha como foco a inclusão produtiva de famílias em extrema pobreza, sendo assistidas nessa oportunidade 481 famílias, com capacitação, acompanhamento social, apadrinhamento por parte das associações de apicultores, e cessão de uso de material e equipamentos de produção apícola, bem como doação de kits de escritório para estruturação das associações de apicultores responsáveis pelo acompanhamento dessas famílias em 20 municípios.
O Campus Montanha na segunda fase do projeto pretende participar com o acompanhamento das famílias de cinco municípios do Norte do Espírito Santo, assistidas na primeira parte do APISFRUT, procurando ter um panorama de como anda o trabalho das mesmas e servir de suporte tecnológico e assistência técnica, além de atuar como agente capacitador para a região, visando o desenvolvimento da mesma. Algumas parcerias com agentes públicos, privados e organizações não governamentais, podem ser buscadas para auxílio do trabalho desde que vise um bem comum trazendo desenvolvimento e sustentabilidade para a região Norte.
Aproveitando o viés do APISFRUT que visa o fortalecimento local e regional por meio do incentivo ao empreendedorismo, acompanhamento e busca de soluções por inovações tecnológicas, o Campus Montanha oferece esse suporte na região Norte por apresentar um perfil administrativo aliado à linha agropecuária, devido ao quadro de professores dos cursos oferecidos pelo mesmo.
Além disso, pretende-se atingir o caráter orgânico-institucional que integra as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino por meio de vivências efetivas na relação teoria-prática proporcionadas na execução de projetos que visam o desenvolvimento produtivo, econômico e social das comunidades, oferecendo apoio à gestão de arranjos produtivos, sociais e culturais locais.
No âmbito da inovação tecnológica, o Campus pretende ainda atuar na área de pesquisa sugerindo tecnologias que visam aliar a produtividade de algumas culturas frutíferas trabalhadas no Norte do estado com a polinização das abelhas, sugerindo mais uma fonte de renda aos Apicultores através de suas colmeias.
No âmbito do Ensino a proposta atua diretamente no enriquecimento das aulas práticas do curso técnico em agropecuária e administração do Ifes campus Montanha, englobando grande parte das disciplinas estudadas por nossos alunos, aliando conhecimento a comunidade, entendendo que essa é uma mão de via dupla onde o conhecimento gerado através das famílias assistidas para os alunos e vice-versa poderá atuar como agente de desenvolvimento da região Norte do Estado do Espírito Santo.


Principais Metas
Objetivos Geral: Estruturar o arranjo produtivo da apicultura associada a fruticultura no Norte do Espírito Santo, com vistas ao desenvolvimento sustentável, à competitividade, e a transferência tecnológica.
Objetivos Específicos:
Estruturar unidades de extração de mel e processamento de frutas;
Estruturar escritórios locais de gestão estratégica;
Implantação e manutenção das unidades de produção de frutas e café conilon;
Avaliar a produtividade e qualidade das culturas associadas a apicultura;
Estruturar um apiário escola;
Promover um plano de capacitações para o setor apícola;
Promover o acompanhamento técnico do público envolvido.

Indicadores de Resultados e Impactos
Infraestrutura de produção padronizada, com certificação e plano de sustentabilidade implantado;
Independência produtiva das famílias beneficiadas com o programa;
Infraestrutura de extração implantada, com certificação e plano de sustentabilidade;
Infraestrutura de beneficiamento implantada, com certificação e plano de sustentabilidade;
Projeto de extensão implantado e em funcionamento;
Apiário escola implantado, com manual de gestão e operação;
Projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento no apiário escola;
Plano logístico e de acesso a mercado implantado e em andamento;
Rede de cooperação do setor apícola implantada e autossustentável.

Principais Resultados
Após todo o diagnostico preenchido, está sendo feito o escaneamento das informações para gerar gráficos e mostrar o comportamento da produção apícola nos municípios atendidos e ter informações para traçar estratégias que alavanquem a produção e comercialização do mel, e incentivar a produção de novos produtos além do mel como, por exemplo, cera, própolis e pólen. Apos obtidas todas as informações, estas serão apresentadas aos municípios atendidos e vão mostrar o atual senário da apicultura nesses municípios.

Fim do conteúdo da página