Página inicial > Ações e Programas > Uncategorised > Evento IV Workshop de Empreendedorismo

Evento IV Workshop de Empreendedorismo

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h19 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h07

Coordenador: Isaac Gezer Silva de Oliveira
Unidade Responsável: Coordenadoria de Administração

O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento regional a partir do empreendedorismo e inovação, além de integrar e estimular ideias empreendedoras entre nossos alunos e comunidade. Espera-se um público de aproximadamente 250 pessoas, entre alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade local. O evento contará com apresentação de casos de sucesso, debatendo inovações e estimulando novas práticas. Será abordado ainda o projeto de criação do Núcleo Incubador no campus Montanha. Será lançado também um edital que objetiva selecionar ideias ou projetos que apresentem iniciativas financeiramente sustentáveis com potencial de crescimento e capacidade de diferenciação e agregação de valor por meio da inovação tecnológica, cultural, social ou ambiental. As melhores propostas serão apresentadas e premiadas no dia do evento.

Objetivo Geral: Incentivar o desenvolvimento regional a partir do empreendedorismo e inovação, além de integrar e estimular ideias empreendedoras
Sensibilizar comunidade interna e externa quanto ao Núcleo Incubador que está em fase de implantação no Ifes campus Montanha.
Estimular ideias de negócios entre os alunos e comunidade local.
Trocar experiências entre empreendedores da região.
Premiar ideia de negócio que será trabalhada posteriormente em oficinas e em sala.

Indicadores de Resultados e Impacto
Espera-se que esta seja mais uma ação de extensão que possa fazer com que o público interno e externo do Ifes tenha acesso a aplicações práticas do processo de ensino aprendizagem. Espera-se ainda que os empreendedores possam tirar suas ideias do papel e sejam abordados os meios, recursos e etapas necessárias para construção de um negócio de sucesso. Desse modo o Workshop conta com uma discussão sobre o empreendedorismo que é interdicisplinar e interprofissional. Consiste em um evento de extensão, com relação entre o ifes e outros setores da sociedade como interessados em abrir o próprio negócio, servidores da prefeitura e órgãos reguladores, órgãos de fomento. Logo, o evento tem como intuito promover impacto na formação dos estudantes e dos participantes, de modo a promover autonomia e o desenvolvimento de competência empreendedora.
O Workshop contará com 3 palestras principais, sendo duas palestras ministradas por empreendedores de sucesso local e uma pelo Presidente da FAPES, que irá explanar sobre o Programa Sinapse da inovação do Ifes. Haverá ainda a premiação das melhores ideias de negócios que serão captadas a partir de um edital aberto ao público. Foram captadas ideias de negócios mediante inscrição de interessados. Ao todo foram computadas 29 ideias de negócios e selecionadas pela comissão do evento as 3 melhores ideias que serão apresentadas no dia do evento. No evento serão conhecidas as ideias premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Estiveram presentes aproximadamente 250 pessoas, entre alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade local. Não houve diferenças significativas entre os resultados esperados e alcançados. Em geral, os participantes elogiaram o evento e apontaram além do dinamismo e interação, a forte capacitação e experiência dos palestrantes que agregaram conhecimento e troca de experiências exitosas motivadoras ao empreendedorismo.