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Conheça o Napne

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 10h23 | Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2025, 11h47

Índice de Artigos

Apresentação

Núcleo (breve histórico e finalidade):

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFES – Campus Montanha está vinculado à Diretoria de Ensino e tem uma natureza consultiva e executiva, sendo composto por uma equipe multidisciplinar. Sua principal missão é desenvolver ações voltadas à inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, como deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Napne busca assegurar o acesso, permanência, participação, aprendizagem e conclusão bem-sucedida dos estudantes nessas condições, em todos os níveis e modalidades de ensino, conforme a Resolução CS n.º 33/2020.
O núcleo é formado por servidores, representantes discentes e membros da comunidade externa, que trabalham juntos para promover a inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas. Seu objetivo é garantir as condições necessárias para o acesso, permanência e êxito desses alunos em seus cursos. Entre suas principais atribuições, destacam-se:

 - Identificar os alunos com necessidades específicas e orientá-los sobre seus direitos;
 - Contribuir para a promoção do atendimento educacional especializado e fornecer orientações sobre o mesmo;
 - Promover a sensibilização sobre a temática da inclusão;
 - Colaborar na implementação da acessibilidade;
 - Fomentar e divulgar o uso de tecnologias assistivas, com recursos, ferramentas, metodologias e práticas que visam proporcionar mais autonomia, independência e qualidade de vida para seus usuários.


Composição do Napne

Membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne
PORTARIA Nº 167, DE 10 DE ABRIL DE 2025

https://gedoc.ifes.edu.br/documento/93F92F0FF6FF67902CD4D4A5E9CAF2E7?inline 


Legislação e Normas

Legislação Nacional

 - Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI): Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, incluindo acessibilidade, educação e participação social.
 - Decreto nº 9.761/2019: Regulamenta a Lei Brasileira de Inclusão, detalhando ações e responsabilidades dos entes federativos na promoção da inclusão.(transparencia.mpf.mp.br)
 - Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Define as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo a obrigatoriedade de atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência.
 - Resolução CNE/CEB nº 2/2001: Estabelece diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, orientando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
 - Resolução CNE/CEB nº 4/2009: Define as diretrizes curriculares nacionais para a educação especial na educação básica, visando à inclusão de alunos com deficiência.
 - Lei nº 12.764/2012 – Lei Berenice Piana: Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantindo direitos educacionais e sociais.

Normativas do IFES

 - Resolução nº 33/2020 – Conselho Superior do IFES: Aprova o Regimento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFES, estabelecendo diretrizes e procedimentos para a atuação dos NAPNEs.
 - Resolução nº 34/2020 – Conselho Superior do IFES: Aprova o Regimento do Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFES, promovendo a articulação entre os núcleos dos diversos campi.
 - Resolução nº 55/2017 – Conselho Superior do IFES: Institui os procedimentos de identificação, acompanhamento e certificação de alunos com necessidades específicas no IFES, estabelecendo critérios para a inclusão educacional.
 - Instrução Normativa nº 01/2020 – Pró-Reitoria de Ensino do IFES: Normatiza e orienta sobre os princípios e procedimentos operacionais de acessibilidade para elaboração de materiais e tarefas didático-pedagógicas na Educação a Distância, nas atividades pedagógicas não presenciais e no ensino híbrido para discentes com Necessidades Educacionais Específicas no IFES.


Ações do Napne

 

2024

Palestra "A importância da Educação Inclusiva: construindo uma educação anticapacitista"

Local: EEEFM Padre Manoel da Nóbrega
Palestrantes: 
◘ 
Patrícia Moschen - Professora de Atendimento Educacional Especializado e Coordenadora do Napne
◘ Ana Clara Raulino - Discente do curso Técnico em Administração e membro do Napne 

InShot 20240830 153645965 

2022

Picnic com os membros do Napne 

A ação ocorreu na primeira semana de setembro, com o objetivo de estreitar os laços e cada participante deveria levar dois convidados. Foi um momento de muita descontração e também de aprendizagem a todos os presentes. 

FOTO 1 Picnic com membros

 

Formação pedagógicas para os docentes do Ifes Campus Montanha

A palestra virtual intitulada “Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas: debates sobre o acesso e permanência na escola.” Ocorreu no dia 21 de setembro, ministrada pela convidada Profª. Drª. Denise Meyrelles (Docente e Pesquisadora do PPGE/UFES) e sendo mediada pelo Prof. Me. Jaconias Dias Rodrigues (Professor de Atendimento Educacional do Ifes Campus Montanha). Um momento de muitos conhecimentos enriquecedores partilhados, fazendo parte das atividades propostas pelo Napne aos docentes na II Semana da Educação Inclusiva do Ifes Campus Montanha. 

Foto 2 formação para professores

 

II Semana da Educação Inclusiva do IFES Campus Montanha

O evento contou com a abertura realizada pela equipe que compoem o Napne, recebendo a apresentação do grupo de dança da APAE de Montanha, além de várias Oficinas temáticas:  Oficina acústica, Oficina Artística, Oficina de vivência da sala de recursos multifuncionais, Oficina sobre diversidade, Oficina de sensações, Espaço para Instagramar. Os alunos puderam ter um momento de reflexão acerca da importância dos debates inclusivos nas instituições de ensino, além de vivenciar situações exclusivas do dia a dia, a fim de trabalhar em prol da melhor forma de tornar o ambiente escolar inclusivo. 

Foto 3 Apresentações musicais da Semana da Inclusão

Foto 4 Apresentação dos alunos da APAE

Foto 5 Quadro interativo para fotos sobre a Inclusão

 

Confraternização de fim de ano do Napne

Confraternização de fim de ano com todos os participantes do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes Campus Montanha, como forma de agradecimento aos trabalhos realizados pela equipe ao longo do ano. 

 

Foto 6 Confraternização de fim de ano

 

 

2021

I Semana da Educação Inclusiva do IFES Campus Montanha

Roda de Conversa “Novos Olhares sobre a Educação Especial Inclusiva - I Semana da Educação Especial Inclusiva do Ifes - Campus Montanha”

Prof. Dr. Tauã Lima Verdan Rangel (Faculdade Metropolitana São Carlos) 

Profa. Dra. Nadir Sant’Anna (UENF) 

Ludmila Perovano (membro do NAPNE) 

Mediadora: Fernanda Curcio (Assistente Social e Coordenadora do NAPNE - IFES-Campus Montanha) 

Momento Cultural 

Daniel Cruz (Discente IFES-Campus Montanha)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0X9nB2fKrkg


Contato

Coordenador: Maike dos Santos Silva
Coordenador adjunto: Rony Peterson Souza Matos
Telefone: (27) 3754-3978
E-mail: napne.mon@ifes.edu.br

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