Pós-graduação em Docência nos Anos Inicias realiza I Seminário sobre Currículo, Didática e Avaliação na Educação Básica
Na última quarta-feira, 05 de julho de 2023, aconteceu no Ifes – Campus Montanha, o I Seminário Currículo, Didática e Avaliação na Educação Básica. O evento foi organizado pelas pós-graduandas, que estão no segundo semestre do curso, sob coordenação do Prof. Renato Pereira Aurélio. “O seminário foi de muito aprendizado e os temas abordado com bastante maestria”, conta a professora cursista Dayandra Chagas.
A ideia surgiu a partir das discussões do componente curricular que é homônimo ao evento, sendo que o objetivo geral foi analisar criticamente os conceitos, pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação didática, o currículo e a avaliação, considerando a gestão dos processos de ensino e aprendizagem, que envolvem planejamento, afetividade, relação entre professores e alunos etc.
Para a pós-graduanda Lidiane Oliveira do Nascimento: “Essa satisfação em permanecer no curso inspira, motiva e encoraja a adquirir novas estratégias para assim replicar com os estudantes do Ensino Fundamental I. As metodologias e aulas diversificadas, prazerosas, desenvolvidas pelos professores fortalecem a oportunidade e desejo de chegar ao ápice”.
A turma foi organizada em 03 grupos, que apresentaram diversas ações sobre cada uma das três temáticas: currículo, didática e avaliação. "Os resultados superaram as expectativas! As alunas elaboraram diversos materiais e estratégias: projeções em datashow, folder, lembranças, stands com materiais alusivos aos temas etc.", comenta o Prof. Renato Aurélio.
Além disso, as estudantes convidaram especialistas da educação do município para palestrarem sobre os assuntos, ou apresentarem depoimentos correlatos. As interações foram presenciais e virtuais. Uma professora convidou um dos seus alunos, de 2º Ano do Ensino Fundamental, que realizou a leitura de uma história com muita desenvoltura. Uma verdadeira aula para todos!
“O seminário foi um grandioso momento para troca de experiências. Tudo que foi discutido nos levou a refletir como o fazer pedagógico acontece de fato, ficou evidenciado como os professores realizam suas práticas de maneira criativa, promovendo a aprendizagem, com foco no estudante para que o mesmo torne-se um cidadão ativo no contexto social”, finaliza a pós-graduanda Neiva Azevedo.
Galeria de Fotos
Redes Sociais