Página inicial > Todas as Notícias > Ifes Campus Montanha realiza atividades esportivas para inclusão

Ifes Campus Montanha realiza atividades esportivas para inclusão

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 11h32 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 12h02
imagem sem descrição.

No Campus Montanha, as iniciativas de inclusão também acontecem nas aulas de Educação Física. Para integrar e conscientizar os alunos, a professora Dra. Lidiane Picoli utiliza como estratégia os jogos coletivos do paradesporto. Dessa vez, o desafio foi o Vôlei Sentado! “Essa modalidade tem basicamente as mesmas regras e características do Vôlei Tradicional: a partida é dividida por sets, com a melhor de 05, sendo que quem ganhar 03 sets, vence o jogo”, conta a docente.

Em cada set, é preciso marcar 25 pontos, sendo necessária uma diferença de dois pontos para que alguma das equipas conquiste a fase. Se, durante a partida, cada equipe conquistar 02 sets, um último set de 15 pontos (chamado de tie break) é jogado. Também como na modalidade tradicional, a equipe de Vôlei Sentado é composta por 06 jogadores em quadra e 06 jogadores reservas. Porém, a escalação obedece a regulamentações que determinam a quantidade de jogadores de acordo com o grau de limitação.

A professora Lidiane ressalta que mesmo sendo uma modalidade adaptada, o Vôlei Sentado é muito dinâmico e emocionante. Permite uma nova experiência sobre as possibilidades corporais, auxilia na prevenção de doenças secundárias, além de proporcionar maior aproximação das condições motoras entre os participantes, o que desperta motivação por parte dos alunos e menos disparidade de conhecimentos e habilidades. O fator-chave envolvido é a aprendizagem, através do lúdico e da inclusão.

“Todos nós deveríamos experimentar alguma modalidade do paradesporto, porque assim, estaremos nos colocando no lugar do outro, vivenciando e entendo as dificuldades e potencialidades das pessoas com deficiência e derrubando estigmas que associam essas pessoas à incapacidade. Afinal, acima de tudo, devem prevalecer o respeito e a aceitação das diferenças individuais no ambiente escolar e na sociedade”, finaliza.