Página inicial > Notícias > Comemoração do terceiro aniversário do Ifes campus Montanha acontece na última sexta-feira, 31

Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 16h21 | Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 17h24

O Instituto Federal do Espírito Santo campus Montanha comemorou na tarde da última sexta-feira, dia 31, o seu 3º aniversário. O evento contou com a participação de alunos, servidores e com as ilustres presenças do Deputado Federal, Sr. Jorge Silva e do prefeito da cidade de Nanuque, Sr. Alberto de Jesus.

As comemorações foram iniciadas com o pronunciamento do Diretor-Geral, o Sr. André Sampaio, que, com bastante empolgação, destacou as conquistas alcançadas pelo campus nos três anos de existência. Após os pronunciamentos iniciais, aconteceram as apresentações preparadas pelos alunos em homenagem ao campus, incluindo a marcante apresentação da Banda Alface, composta por alunos de diversas turmas, sob a coordenação do servidor Geovani Alípio. E para encerrar a tarde de comemorações, o Deputado Federal Jorge Silva presenteou o campus com a entrega da emenda parlamentar no valor de 300 mil reais, que serão investidos na compra de equipamentos dos laboratórios de Química, Física e Biologia do Campus e de uma estufa para o curso de Agropecuária.

O campus foi implantado em Montanha em 2013, após diversas negociações políticas e grande empenho da prefeitura local. Segundo o diretor geral e também morador e filho da cidade, Sr. André Sampaio, “em 2012, a prefeitura comprou a área com cerca de 4 alqueires e a disponibilizou para a construção do campus, e assim, no ano seguinte, deu-se início às obras para a construção do prédio onde hoje funciona o Ifes”. Desde então, a Instituição tornou-se um presente para a cidade e entorno, trazendo grandes benefícios para toda a comunidade.

De acordo com informações fornecidas pela Coordenadora Geral de Ensino, Paula Mara Ferraz, atualmente, há 334 alunos matriculados nos Cursos técnicos de Administração e Agropecuária, integrados ao Ensino Médio. Além desse quantitativo, atende-se também a jovens através de diversos programas e projetos realizados pelo Instituto, dentre eles, Cursos Técnicos do Programa Profuncionário, Curso de Hábitos e Técnicas de Estudo, curso “Entrelinhas”, Estudos Independentes de Matemática, Química, Física e Língua Portuguesa, Curso de Técnicas de Redação e de Língua Espanhola. Juntam-se a esses, os Cursos de Extensão: Preparação para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Preparação para a Olimpíada Canguru e o Curso “Revivendo conhecimentos matemáticos”.

Os alunos, regularmente matriculados, também podem contar com o Programa de Assistência Estudantil que oferece auxílios: alimentação, moradia, transporte e material escolar. Há também outras ações para incentivo à permanência e êxito dos alunos: Formação da banda e do Coral do Ifes - campus Montanha; Atividades culturais, esportivas e científicas; Visitas técnicas, aulas práticas e aulas de campo.

Esperamos ainda, no segundo semestre de 2017, dar início à oferta de vagas para o Curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática que possibilitará um aprofundamento teórico que embase novas formas de ensinar as disciplinas de Matemática, Ciências, Química, Física e Biologia.

Segundo o diretor geral, “a previsão é de atendermos cerca de 1200 alunos, entre os ensinos técnicos (integrados ao ensino médio e subsequente), ensino superior, pós-graduação, mestrado e doutorado. As expectativas são enormes com as oportunidades oferecidas, considerando-se o tripé ensino, pesquisa e extensão.”