Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > O que é preciso para conseguir um excelente resultado no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) e obter sucesso no Sistema de Seleção Unificada (SISU)?
Início do conteúdo da página

O que é preciso para conseguir um excelente resultado no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) e obter sucesso no Sistema de Seleção Unificada (SISU)?

Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 11h19 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 11h35

Em diversos endereços eletrônicos, é possível encontrar guias do estudante que dão sugestões e conselhos a respeito da melhor forma de lograr êxito no Exame Nacional do Ensino Médio. São inúmeras as recomendações encontradas nesses ambientes, desde conselhos emocionais de como ficar calmo e manter a concentração antes e durante a prova, até rotina de estudos que envolve aspectos referentes a local, maneira e conteúdo a serem estudados. 

O resultado de um ensino aprendizagem eficaz depende de inúmeros fatores: por um lado, a escola que assume o papel de promover um ambiente favorável à construção e apreensão do conhecimento e que oportuniza novas aprendizagens, oferecendo uma excelente infraestrutura e professores qualificados; por outro, o aluno que se reconhece como agente ativo e participativo nesse processo. 

Estudar em uma instituição que promova educação de qualidade é primordial para o sucesso no processo de ensino aprendizagem. As instituições federais de educação estão apostando em seu potencial educativo e mostrando que muitas mudanças sociais começam a partir de uma oferta de educação pública de qualidade. O bom desempenho dos alunos, egressos dos Institutos Federais de Educação do Espírito Santo, no ENEM, é reflexo do excelente trabalho apresentado por essa comprometida e engajada comunidade escolar. 

O outro responsável por esse processo e pelas escolhas e caminhos percorridos em busca de sua aprendizagem é o estudante. Atualmente, reconhecido como um sujeito que pode se autogerir no processo de construção de seu conhecimento, sendo ele, impelido a ser, cada vez mais, independente e a fazer as melhores escolhas de onde, quando e o quê estudar. Nesse sentido, não pretendemos responder com precisão à pergunta inicial, mas encontrar, a partir da contribuição de estudantes que assumiram, de forma primorosa, a sua função como aprendiz, alguns caminhos que poderão auxiliar outros estudantes a fazer as suas escolhas em busca de novos conhecimentos. 

Na intenção de orientar os aprendizes que estão cursando o último ano do Ensino Médio e que farão o ENEM 2017, convidamos ex-alunos de nosso Instituto que garantiram, de imediato, a sua vaga em Universidades Públicas para descrever a rotina de estudos que os ajudou a obter sucesso e que poderá também orientar e auxiliar outros estudantes. Leia, aprenda, faça suas adaptações e obtenha sucesso você também!!!

 

 

Murilo Assistir, com assiduidade, todas as aulas denominadas EI’s – Estudos Independentes – foi imprescindível para mim. Tendo ciência que o ENEM cobra todas as disciplinas referentes às quatro áreas do conhecimento, não somente limitei-me ao ambiente da sala de aula, como também respondia  listas de exercícios, resolvia provas  do ENEM e questões de vestibulares anteriores. Além disso, “familiarizar-me” com o estilo de questões desses sistemas avaliativos, ajudou-me muito, principalmente, no que se refere ao controle do tempo disponível para respondê-las. 

 

Me chamo Pedro Henrick Lima Bredoff, tenho 17 anos e sou ex-aluno do Ifes - Campus Montanha. Fui aprovado na chamada regular do curso de Arquitetura & Urbanismo no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Colatina. Não é nenhum segredo que, para conseguirmos alcançar nossos objetivos, devemos estudar bastante e, para isso, é fundamental organizar e planejar nosso caminho. É difícil - mas não impossível - conciliar os estudos no último ano do ensino médio e, de maneira concomitante, nos prepararmos para o Enem. Uma dica importante é frequentar os Estudos Independentes (EI) que tratam de assuntos que  não estudamos ou que só vimos superficialmente. Contudo, não se limite apenas a isso: estude mais. Pratique. Busque conteúdos na internet e questões aplicadas em provas anteriores, pois tudo isso pode auxiliar em  seu processo de aprendizagem e, consequentemente, ajudará a alcançar seu sucesso no  ENEM.  Murilo
registrado em:
Fim do conteúdo da página