Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

Cursos

Índice de Artigos

Conheça os cursos ofertados pelo campus Montanha.


Técnico em Administração

Perfil do Profissional

O Profissional técnico em Administração formado pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Montanha é um profissional empreendedor, em condições de executar atividades produtivas e geradoras de riquezas, consciente das questões que envolvam segurança do trabalho, qualidade de vida e meio ambiente para a execução de um trabalho eficiente e ético. Para atingir este nível de preparação, durante seu tempo de permanência no Ifes, o futuro profissional de administração deverá receber formação técnica e humanística que o contextualize no meio social, político, ambiental, econômico e cultural e, para isto, deverá internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

Nesse sentido o egresso deverá ser um profissional capaz de tomar decisões justas e equilibradas, bem como ser consciente de seu potencial e de suas responsabilidades, realizando sempre avaliação de sua prática com o objetivo de um aprender contínuo. O profissional de administração deverá estar apto para atuar no processo administrativo, responsável pela realização de atividades e tarefas operacionais ou de assistência nas organizações.

Campo de Atuação

Áreas de recursos humanos, ambiental, finanças, marketing, produção, estoques, compras, custos, planejamento de projetos, logística e organização e métodos em organizações públicas e privadas.

No campus Montanha

Forma de oferta: Integrado

Modalidade: Presencial

Carga horária: 3.120h

Duração: 3 anos

Turno: Integral

Ingresso Processo seletivo anual (resolução do CS nº 119/2016)

Matriz Curricular:
Matriz curricular - Administração - 2014
Matriz curricular - Administração - 2017


Técnico em Agropecuária

Perfil do Profissional

Maneja de forma sustentável a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

Campo de Atuação

Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais.

No campus Montanha

Forma de oferta: Integrado

Modalidade: Presencial

Carga horária: 3.492h

Duração: 3 anos

Turno: Integral

Ingresso: Processo seletivo anual

Matriz Curricular:
Matriz curricular - Agropecuária - 2015
Matriz curricular - Agropecuária - 2018


 

Perfil do Profissional

O registro profissional do egresso estará vinculado ao Conselho regional de Administração do Espírito Santo – CRA/ES, conforme artigo 1 e artigo 2, inciso I, alínea a da Resolução Normativa CFA Nº 505, de 11 de maio de 2017:
Art. 1° Os egressos de Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, cujos Eixos Tecnológicos sejam voltados aos campos abrangidos pela Lei n° 4.769/1965, terão os seus registros e atribuições regulados por esta Resolução. Art. 2° Para fins do disposto nesta Resolução, consideram-se Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração os seguintes: I - Para o Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde: a) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
Este tecnólogo diplomado deve possuir características que o leve a estar apto a ocupar o seu espaço no mercado de trabalho da região de forma diferenciada, possibilitada pela solidez da formação, afinada diretamente com o mundo do trabalho regional. Tal solidez, agregada a curta duração do curso, possibilita maior sintonia com o trabalho a ser realizado e potencializa o exercício inovador de suas atividades.

Campo de Atuação

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental surge como uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade Regional. O Instituto Federal de Educação – Campus Montanha é uma sólida estrutura institucional para abrigar e desenvolver essa educação que conduz ao diploma de Curso Superior de Tecnologia (Tecnólogo).
Ao concluir o profissional sairá com competência de:
Planejar, gerenciar e executar planos de adequação ambiental de propriedade rural;
Auxiliar o poder público na elaboração e execução de planos de desenvolvimento sustentável do território;
Elaborar e executar programas e projetos de educação ambiental;
Estar apto a elaborar normas e processos visando a diminuição dos impactos ambientais de atividades na área rural e urbana;
Ter um perfil empreendedor;
Entender e vivenciar o mercado de trabalho;
Atuar interligando ações, ambientalmente sustentáveis entre saneamento, segurança, saúde e meio ambiente;
Trazer para os setores públicos, Municipal, Estadual e Federal, assim como para as empresas privadas, novas políticas de gestão ambiental.

 

Forma de oferta: 40 vagas anuais.

Modalidade: Presencial.

Carga horária: 1.600 h.

Duração: 2 anos.

Turno: Noturno.

Ingresso: 1ª turma: Processo seletivo interno (EDITAL Nº 36/2018) – Após: Processo seletivo anual (resolução do CS nº 119/2016).

Matriz curricular - Tecnologia em Gestão ambiental

registrado em:
Fim do conteúdo da página