Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

Cursos

Índice de Artigos

O Ifes – Campus Montanha é especializado na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, do técnico de nível médio até a pós-graduação. 

Conheça os cursos ofertados pelo campus Montanha.


Técnico em Administração

Perfil do Profissional
O Profissional técnico em Administração formado pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Montanha é um profissional empreendedor, em condições de executar atividades produtivas e geradoras de riquezas, consciente das questões que envolvam segurança do trabalho, qualidade de vida e meio ambiente para a execução de um trabalho eficiente e ético. Para atingir este nível de preparação, durante seu tempo de permanência no Ifes, o futuro profissional de administração deverá receber formação técnica e humanística que o contextualize no meio social, político, ambiental, econômico e cultural e, para isto, deverá internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

Nesse sentido o egresso deverá ser um profissional capaz de tomar decisões justas e equilibradas, bem como ser consciente de seu potencial e de suas responsabilidades, realizando sempre avaliação de sua prática com o objetivo de um aprender contínuo. O profissional de administração deverá estar apto para atuar no processo administrativo, responsável pela realização de atividades e tarefas operacionais ou de assistência nas organizações.

 

Campo de Atuação
Áreas de recursos humanos, ambiental, finanças, marketing, produção, estoques, compras, custos, planejamento de projetos, logística e organização e métodos em organizações públicas e privadas.

 

No Campus Montanha

Forma de oferta: Integrado
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3.120h
Duração: 3 anos
Turno: Integral
Ingresso: Processo Seletivo Anual (resolução do CS nº 119/2016)

 

Matriz Curricular
Matriz curricular - Administração - 2014
Matriz curricular - Administração - 2017
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - Curso Técnico em Administração - 2016


Técnico em Agropecuária

Perfil do Profissional
Maneja de forma sustentável a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

 

Campo de Atuação
Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais.

 

No Campus Montanha
Forma de oferta: Integrado
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3.492h
Duração: 3 anos
Turno: Integral
Ingresso: Processo seletivo anual (resolução do CS nº 119/2016)

 

Matriz Curricular
Matriz curricular - Agropecuária - 2015
Matriz curricular - Agropecuária - 2018
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - Curso Técnico em Agropecuária - 2017

 

 


Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Perfil do Profissional

O registro profissional do egresso estará vinculado ao Conselho regional de Administração do Espírito Santo – CRA/ES, conforme artigo 1 e artigo 2, inciso I, alínea a da Resolução Normativa CFA Nº 505, de 11 de maio de 2017:

Art. 1° Os egressos de Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, cujos Eixos Tecnológicos sejam voltados aos campos abrangidos pela Lei n° 4.769/1965, terão os seus registros e atribuições regulados por esta Resolução. Art. 2° Para fins do disposto nesta Resolução, consideram-se Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração os seguintes: I - Para o Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde: a) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
Este tecnólogo diplomado deve possuir características que o leve a estar apto a ocupar o seu espaço no mercado de trabalho da região de forma diferenciada, possibilitada pela solidez da formação, afinada diretamente com o mundo do trabalho regional. Tal solidez, agregada a curta duração do curso, possibilita maior sintonia com o trabalho a ser realizado e potencializa o exercício inovador de suas atividades.

Campo de Atuação
O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental surge como uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade Regional. O Instituto Federal de Educação – Campus Montanha é uma sólida estrutura institucional para abrigar e desenvolver essa educação que conduz ao diploma de Curso Superior de Tecnologia (Tecnólogo).

Ao concluir o profissional sairá com competência de:

  • Planejar, gerenciar e executar planos de adequação ambiental de propriedade rural;
  • Auxiliar o poder público na elaboração e execução de planos de desenvolvimento sustentável do território;
  • Elaborar e executar programas e projetos de educação ambiental;
  • Estar apto a elaborar normas e processos visando a diminuição dos impactos ambientais de atividades na área rural e urbana;
  • Ter um perfil empreendedor;
  • Entender e vivenciar o mercado de trabalho;
  • Atuar interligando ações, ambientalmente sustentáveis entre saneamento, segurança, saúde e meio -ambiente;
  • Trazer para os setores públicos, Municipal, Estadual e Federal, assim como para as empresas privadas, novas políticas de gestão ambiental.

No Campus Montanha
Forma de oferta: 40 vagas anuais.
Modalidade: Presencial.
Carga horária: 1.700 h.
Duração: 2 anos.
Turno: Noturno.
Ingresso: 1ª turma: Processo seletivo interno (EDITAL Nº 36/2018) – Após: Processo seletivo anual (resolução do CS nº 119/2016).

Matriz Curricular
Matriz curricular - Tecnologia em Gestão ambiental
Projeto Pedagógico do Curso - Tecnologia em Gestão Ambiental

 

 


Curso de Pós-Graduação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática

Perfil do Profissional

O perfil idealizado para o egresso do Curso Pós-Graduação Especialização em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática é o de um profissional capaz de:

  • Atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, criando espaços participativos na relação ensino e aprendizagem, fundamentada no respeito mútuo e no respeito à trajetória e aos saberes dos estudantes;
  • Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir da problematização, contextualização, interdisciplinaridade, integrando educação, ciência e tecnologia, contribuindo para o enriquecimento científico, cultural e profissional dos seus educandos;
  • Mobilizar as competências profissionais propostas pela BNCC, considerando o conjunto de conhecimento e saberes constituídos no âmbito de cada disciplina, que lhe permitirá aplicar as metodologias nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. 

Campo de Atuação
O Curso de Pós-Graduação Especialização em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática consiste em uma proposta voltada aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Montanha, ofertado a partir da parceria entre o Ifes Campus Montanha e a Prefeitura Municipal de Montanha, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect). A partir da implementação desse curso, espera-se contribuir para o estudo e para a aplicabilidade das competências e habilidades pedagógicas adquiridas por meio do aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade da educação e ao desenvolvimento do compromisso com a transformação social, em consonância com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada (BNC-FC).

 

No campus Montanha
Forma de oferta: 40 vagas definidas no Acordo de Cooperação nº 01/2022 celebrado entre o Ifes e a Prefeitura Municipal de Montanha/ES.
Modalidade: Semipresencial.
Carga horária: 480 h.
Duração: 1 ano e 6 meses.
Turno: Noturno.
Ingresso: Seleção realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Montanha/ES (Semect) através do Edital de Chamada Pública para Credenciamento nº 01/2022.

Matriz Curricular
Matriz curricular do curso - Pós-Graduação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática

Documentos Complementares
Acordo de Cooperação nº 01/2022 - Ifes/Prefeitura de Montanha
Portaria Reitoria nº 1661/2022 - Autorização de Oferta do Curso
Projeto Pedagógico do curso - Pós-Graduação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática
Regulamento do curso - Pós-Graduação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática 
Edital de Chamada Pública para Credenciamento nº 01/2022 - Semect
Resultado da seleção - 2022

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página